terça-feira, outubro 11

Habilitações Biomédicas - Genética











(Este artigo foi sugerido pelo leitor Victor Sobral por e-mail. Obrigado Victor!)

A genética é uma especialização intensamente relacionada com a Biologia Molecular, pois esta explica e determina os mecanismos que regem a atividade e a manutenção do material genético. É através dela que entendemos como o DNA e o RNA se comportam, quais as suas funções, como duplicam-se, reparam-se e muitas vezes sofrem mutações. Assim, ela se torna ponto fundamental para o entendimento e o estudo da genética.

Esta ciência tão procurada, a genética, é a responsável por estudar a variabilidade genética dos indivíduos, ou seja, suas características que estão à nível gênico e que podem ser transmitidas para seus descendentes. Em resumo, ela é a ciência dos genes, e o profissional atuante é o geneticista.

O nosso material genético, presente no núcleo celular, é composto por muitos genes. Há regiões gênicas que são codificantes e outras muitas que não são codificantes (principalmente em eucariotos). As regiões codificantes são transcritas em RNA's que por sua vez serão transcritos em proteínas, sejam elas globulares (que exercem funções) ou estruturais (que compõe o citoesqueleto celular). As áreas não codificantes ainda não foram completamente elucidadas e podem possuir muitas funções ainda não conhecidas o que abrange uma grande área de pesquisa. Mas, precisamos entender também que o genoma é completo e complexo, e um mesmo gene pode transcrever diferentes produtos dependendo de como a informação é lida.

Este ramo, tanto da Bio Molecular e a Genética, é muito interessante e tem a capacidade de explicar muito sobre o funcionamento do nosso organismo a nível celular e como nos mantemos, transferimos nossas características e quais os erros que podem ocorrer nesta transmissão. Atualmente, as aplicações da genética são as seguintes: garantir a sobrevivência e o bem estar do organismo, prever e prevenir doenças genéticas e tratar pacientes que possuam erros em seu código genético afim de corrigir e eliminar patologias associadas sempre que possível.

Desta forma, o papel do Biomédico na área genética é muito amplo. A capacidade de pesquisa que esta especialização proporciona é muito vasto, pois temos muito conhecimento sobre o genoma humano, mas ainda há muito a se descobrir! E esta descoberta influenciará e muito nas outras áreas da saúde, prevendo e prevenindo patologias, trabalhando e modificando genomas defeituosos e garantindo a compreensão de nossa constituição gênica e de como transmitimos isso as novas geração, podendo garantir uma transmissão segura e desejável.

Sou suspeito para falar, pois adoro essa área. E creio que como eu e o leitor Victor, muitas pessoas possuem interesse por essa área. É um campo em intensa acensão voltado para a pesquisa e com destaque mundial, como no Projeto Genoma Humano, aonde Biomédicos brasileiros trabalham ao lado de outros profissionais. É outra área contribuinte na preservação da saúde e na valorização da ciência.

3 comentários:

  1. seu Blog é tudo de bom ! Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu sou estudante do terceiro ano do ensino médio e queria muito fazer biomedicina genética porque adoro genética. Mas a minha professora de biologia disse que para biomedicina é necessário saber muito de química e eu gostaria de saber o quanto é necessário e quais partes da química mais ou menos...
    Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se voce sabe algo sobre genética, sabe que envolve muita bioquimica e calculos principalmente.

      Excluir

Gostou do post? Tem alguma sugestão, alguma crítica (construtiva, é claro)? Então comente! Mas nunca se esqueça da ética e do respeito, por favor! Somente assim seu comentário será muito bem vindo! (O comentário dependerá da aprovação da moderação)