quarta-feira, outubro 5

Habilitações Biomédicas - Biologia Molecular



A Biologia Molecular é o ramo responsável pelo estudo das estruturas genéticas das células, ou seja, os ácidos nucleicos. Basicamente o estudo envolve a bioquímica e os fatores que levam a duplicação e síntese destes materiais.

Os ácidos nucleicos são o que conhecemos como DNA e RNA. O DNA é o ácido desoxirribonucleico, o material genético abundante principalmente em seres eucariotos, que conhecemos pela forma de dupla fita e que é responsável por fornecer as informações necessárias para a síntese de proteínas. O RNA é o ácido ribonucleico, com característica temporária quase sempre envolvido em alguma função ou funcionando como substrato para síntese de proteínas. Além destes detalhes, ambos estão envolvidos na expressão gênica, na divisão celular e na perpetuação das características genéticas a novas gerações de indivíduos.

Por meio da mais avançada tecnologia, os estudos nesta área são conduzidos por grandes especialistas que realmente entendem o que acontece no âmago de cada célula do nosso corpo, e a função desempenhada por cada molécula lá presente. Com o uso da microscopia óptica e eletrônica é possível observar o movimento e as ações celulares em tempo real, além de manipular o conteúdo celular em cada linha de pesquisa.

A Biologia Molecular é extremamente atuante nos projetos a nível gênico existentes, como por exemplo o Projeto Genoma Humano, que busca desvendar o código genético que é um dos mais complexos em organismos eucariotos. É rotina constante do Biólogo Molecular a análise de material genético para testes de DNA, estudo de patologias e mutações resultantes da atividade do DNA e também todo o mecanismo celular responsável pela síntese proteica e divisão celular.

Muito do que se sabe é recente e cada vez mais novas descobertas apontam nessa área, sendo possíveis pelo avanço da tecnologia. É uma área em extensa expansão aonde o Biomédico tem a capacidade de pesquisar, argumentar e descobrir a cada dia algo novo e fascinante sobre o perfeito mecanismo celular. Além disso é uma área intensamente envolvida com outras, como a genética e a bioquímica, para permitir o avanço do conhecimento em prol da saúde, da vida e da ciência.

Um comentário:

  1. Conheci seu site esses dias e comecei a acompanhar, virei sua fã! Belo site, me tirou todas as dúvidas! BjU

    ResponderExcluir

Gostou do post? Tem alguma sugestão, alguma crítica (construtiva, é claro)? Então comente! Mas nunca se esqueça da ética e do respeito, por favor! Somente assim seu comentário será muito bem vindo! (O comentário dependerá da aprovação da moderação)