Biomedicina

A Biomedicina surge em meio às ciências da saúde como uma área multidisciplinar em que o profissional utiliza competência tanto da área Médica quanto da área Biológica. O Biomédico é o profissional com plena capacidade de análise de materiais biológicos, criação de vacinas e fármacos bem como o diagnóstico de diversas formas.

O campo de atuação da Biomedicina é realmente muito amplo. O profissional Biomédico atua nas áreas de pesquisa, criando, testando e desenvolvendo novas formas de diagnóstico, prevenção e tratamento, na área de docência, formando novos profissionais para o exercício da profissão, nas áreas de análise ambiental, análise bromatológica, parasitologia, fisiologia, microbiologia, hematologia, imagenologia, virologia, epidemiologia, e muitas outras áreas da saúde e da biologia. São ao todo atualmente trinta e três especializações disponíveis e reconhecidas pelo CFBM (Conselho Federal de Biomedicina).



Na vida acadêmica, o estudante da área de Biomedicina irá de deparar inicialmente com as disciplinas básicas da área da saúde, como Anatomia, Biologia Celular/Molecular, Histologia, Química Inorgânica/Orgânica e outras. Ainda, dependendo da grade curricular, disciplinas como Matemática e Física aplicadas, Ecologia Antrópica e Sociologia estarão presentes. A partir de fases mais avançadas as matérias mais direcionadas começam a aparecer. Hematologia, Imunologia, Virologia, Parasitologia e outras que exigem presença constante em laboratórios e análises clínicas de diversos materiais fazem parte da grade curricular. O Biomédico desde o início já é exposto à realidade da profissão, seus trabalhos futuros, suas análises, procedimentos e equipamentos que serão utilizados.

A graduação tem duração de quatro anos em média, e em regime integral. Ao fim do curso, o Biomédico pode optar por especializar-se em mais áreas, sendo que a maioria das graduações já habilitam os profissionais na área de Análises Clínicas (que é a mais procurada da Biomedicina atualmente).

Braço direito dos Médicos, os Biomédicos atuam no "plano de fundo", realizando exames e testes, comprovando diagnósticos e analisando os efeitos de medicamentos. Quando um médico solicita ao paciente um Hemograma Completo (exame de sangue), o paciente irá até um Laboratório de Análises Clínicas, onde com certeza terá seu sangue será coletado e analisado por um Biomédico, que é apto (nos casos das Análises Clínicas) para emitir e assinar o laudo técnico.




Hoje em dia, a Biomedicina já está mais conhecida, mas muitas pessoas ainda não compreendem a realidade e a atuação do Biomédico. Faz parte da nossa missão difundir esse conhecimento e fazer com que todos entendam e permitam a integração do Biomédico no mercado de trabalho, como um grande profissional que auxilia a todas as áreas da saúde e permite uma busca melhor pela saúde e a preservação da vida.

A profissão é regulamentada atualmente pelo CFBM (Conselho Federal de Biomedicina) e pelos quatro CRBM (Conselhos Regionais de Biomedicina). No país, a divisão dos quatro CRBM é feita da seguinte maneira:


Links para os Conselhos: CFBM; CRBM-1; CRBM-2; CRBM-3; CRBM-4;

Uma ação promovida pelos Conselhos é a divulgação da Biomedicina por meio da cartilha própria, que contém todas as informações sobre a profissão, atuação e regulamentação. É uma ótima publicação para profissionais da área, interessados e demais pessoas, pois atua como uma fonte de conhecimentos sobre essa maravilhosa ciência. Acesse aqui.




A Biomedicina é muito ampla. Se você gosta da área da saúde, mas está em dúvida sobre o que realmente quer, pense melhor na Biomedicina. É uma área que permite o entendimento do corpo, de suas transformações, de suas patologias, do diagnóstico e da cura. É a Biomedicina, juntamente com as outras profissões da área da saúde, que garantem a saúde e preservam a vida. Biomédicos, profissionais à serviço da saúde e da ciência.