quinta-feira, outubro 13

Dia do Fisioterapeuta





Hoje, 13 de outubro, é um dia especial para nossos colegas fisioterapeutas! Aliados na busca pelo bem estar de nossos pacientes, os fisioterapeutas engrandeceram sua participação nas equipes de saúde durante as últimas décadas. Hoje, médicos e outros profissionais atuam em conjunto com o fisioterapeuta garantindo um tratamento mais eficaz e com retorno muitas vezes rápido.

Algo muito interessante sobre a fisioterapia é o uso que a mesma faz de recursos físicos e muitas vezes do próprio corpo na recuperação dos pacientes. É por meio de técnicas feitas muitas vezes por cada um, individualmente e de forma repetitiva que vemos os resultados começarem a aparecer. Alongamentos, exercícios e outras técnicas são empregadas, além do uso de outros materiais como aparelhos próprios para o estímulo da musculatura. E não é somente ao nível ortopédico que um fisioterapeuta atua, ele atua em conjunto com muitas especialidades médicas, como a neurologia, conduzindo o corpo a recuperação de problemas de origem neurológica.

Por isso, o profissional fisioterapeuta precisa ter um conhecimento muito avançado de anatomia, principalmente no que diz respeito as estruturas ósseas, articulares e musculares. Também é muito empregado o conhecimento da fisiologia, que leva ao entendimento de todas as funções e ações do corpo humano.

É importantíssima a atuação e a parceria de todos os profissionais da área da saúde, a todo momento. Hoje, enfrentamos muitas dificuldades com relação aos recursos na área da saúde pública, apesar de todos os avanços que presenciamos todos os dias. Ter parceiros com o mesmo objetivo que nós, preservar a saúde e contribuir com o avanço da ciência, é fundamental para que possamos a cada dia dar mais conforto e segurança a cada pessoa que precise de ajuda. Parabéns Fisioterapeutas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Tem alguma sugestão, alguma crítica (construtiva, é claro)? Então comente! Mas nunca se esqueça da ética e do respeito, por favor! Somente assim seu comentário será muito bem vindo! (O comentário dependerá da aprovação da moderação)