sábado, outubro 15

Efeitos do horário de verão no organismo




Quando falamos em horário de verão, todos já imaginam as noites mais curtas e os dias mais longos e também o calor característico da época. Há quem goste, pois dizem ter mais tempo para trabalhar ou fazer o que desejam, assim como há pessoas que não gostam. Mas tem algo que é fato, mexer com o tempo cronológico com certeza causa alterações no tempo do organismo, que pode passar por um período difícil de adaptação inicial. Vejamos então quais as consequências que o horário de verão pode trazer e como ter uma adaptação mais agradável.

Quando ocorre a troca de horário, o efeito para nosso organismo é o mesmo de que se cruzássemos o fuso horário em alguma viagem. Nosso corpo e suas funções estão sincronizadas com o tempo normal, como por exemplo o sono, a fome e outras necessidades que já encontram-se intimamente ligadas com o horário cronológico e com o claro e escuro dos dias e noites. Quando há uma alteração, mesmo que somente de uma hora, nosso corpo irá responder de forma atrasada a cada um destes estímulos, ou seja, apresenta apetite em horários incomuns, dificuldades para dormir e para acordar, dentre outros. O equilíbrio interno do nosso corpo pode ser chamado de "ordem temporal interna", que é afetado e depois de alguns dias se restabelece.


A qualidade do sono é um dos principais fatores internos alterados. Com o novo horário e o aumento do dia, é natural que nos concentremos durante mais tempo em tarefas que realizaríamos somente durante o dia, fazendo-as até mais tarde e comprometendo o restante das rotinas que caberiam à noite. Com isso, iremos para cama mais tarde e teremos o nosso sono prejudicado. Mesmo em casos que deitemos no horário pré-estabelecido antes, ele não irá estar alinhado com o que nosso corpo está acostumado e ainda assim apresentaremos dificuldades. Além  disso, essa dificuldade é agravada pelo calor característico da época que tira o sono de muita gente.

Com o sono comprometido, haverá provavelmente variações do humor durante o dia, da produtividade nas tarefas realizadas, na qualidade da alimentação, nos horários de excreção e evacuação e muitos outros pequenos detalhes de nosso corpo que podem tornar os primeiros dias desagradáveis para muitas pessoas. O que nos deixa aliviados é que sabemos que é temporário e que em alguns dias nosso corpo irá se restabelecer. É difícil determinar um tempo para isso, que varia de organismo para organismo.

Para tornar a transição mais suave a adaptação mais rápida, recomenda-se que alguns dias antes da mudança já se comece a realizar as tarefas diárias com pequenas mudanças de horário para mais próximo do novo estilo que o horário de verão traz. Aos poucos seu corpo irá acostumar, e quando houver a transição ele não sofrerá tanto. É importante manter o sono em dia, dormir o suficiente para seu corpo descansar e buscar acordar nos horários certos, sem dormir menos nem mais que seu corpo pedir. Cuide da alimentação e faça a mudança com ela de forma leve, alterando o horário das refeições aos poucos antes da transição também. Por fim, seu corpo não notará quão brusca pode ser aquela diferença de uma hora, pois você terá se preparado ao longo dos dias que antecedem a mudança.

Depois destas dicas, não tenha medo! Neste sábado, lembre-se de as 00h00 alterar seu relógio adiantando-o por uma hora e curta o que o horário de verão tem a oferecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Tem alguma sugestão, alguma crítica (construtiva, é claro)? Então comente! Mas nunca se esqueça da ética e do respeito, por favor! Somente assim seu comentário será muito bem vindo! (O comentário dependerá da aprovação da moderação)