segunda-feira, agosto 29

[Livros] Bioquímica


Quando fala-se em Bioquímica, há dois livros que figuram no cenário dos clássicos e dos melhores. Falo de Stryer e Lehninger, mestres da ciência Bioquímica que nos proporcionaram duas grandes obras que nunca perdem seu brilho e nem mesmo seu poder de ensinar.

Muitas pessoas, sejam elas estudantes ou professores, dividem suas opiniões entre esses dois livros. Alguns dizem que a tradução portuguesa do Lehninger é cansativa, sendo o Stryer melhor neste quesito. Outros, tratam o Lehninger como um livro mais interdisciplinar e voltado para a área Biológica. Eu li pouco, mas li um pouco dos dois e vejo que cada um tem suas qualidades e seus defeitos, creio que caiba a cada um decidir qual o melhor se aplica a sua didática.

Mas então, vamos às características de cada um destes dois livros:

Stryer é um livro aonde os princípios da Bioquímica estão organizados em torno dos temas principais, como a conformação protéica, geração e armazenamento da energia metabólica, fisiologia molecular e outros. Feito a partir do ensino dado nas grandes universidades de Stanford e Yale, dá ao estudante um embasamento rápido e preciso dos princípios da Bioquímica.

Maiores informações

Título: Bioquímica
Autores: Lubert Stryer & John L. Tymoczko & Jeremy M. Berg
Última edição: 5ª
Número de páginas: 1059


E agora o Lehninger também trata dos princípios básicos da Bioquímica, e foi um livro elaborado com o intuito de ser utilizado em dois semestres dos cursos de graduação que envolvam a matéria de Bioquímica. É um livro também multidisciplinar, agregando também fisiologia, biologia molecular e outras ciências correlacionadas. É indicado que ao utilizar este livro o estudante já tenha um conhecimento básico de química orgânica, biologia e física, mas tudo é apresentado de maneira gradual e de fácil assimilação.

 Maiores informações

Título: Lehninger: Princípios de Bioquímica
Autores: Lubert Albert L. Lehninger & David L. Nelson & Michael M. Cox
Última edição: 4ª
Número de páginas: 1232




Agradecimentos à Biomédica @Celenissima
pela indicação dos bons livros de Bioquímica!


Um comentário:

Gostou do post? Tem alguma sugestão, alguma crítica (construtiva, é claro)? Então comente! Mas nunca se esqueça da ética e do respeito, por favor! Somente assim seu comentário será muito bem vindo! (O comentário dependerá da aprovação da moderação)