sábado, março 12

Anatomia Humana - Posição e Planos Anatômicos

A chamada "Posição Anatômica" é tomada na disciplina de Anatomia Humana como posição do corpo que permite o melhor estudo e a referência da posição de cada uma das estruturas presentes. Juntamente com os "Planos Anatômicos", podemos ter a referência da localização de certo órgão, tecido, membro ou outra estrutura. São conceitos necessário como introdução ao estudo da Anatomia Humana, e somente pode-se partir para o estudo das estruturas após o entendimento das Posições e Planos Anatômicos.




      A posição anatômica tomada como referência, sendo a base de todos os estudos do corpo, seja por meio de figuras, moldes ou representações, é a seguinte:

Corpo ereto, com as pernas unidas e pés virados para frente, braços retos ao lado do corpo e com as palmas das mãos viradas para frente. Olhar reto, fitando o horizonte.

      Essa é a posição que sempre vemos em todas as representações do corpo, independente do sistema ou órgão que esteja sendo abordado. Abaixo, uma representação (pelo Google Body Browser) da posição anatômica de um organismo feminino:


      Agora, entendido a posição anatômica, vamos entender melhor o que são os Planos Anatômicos. Os planos anatômicos são responsáveis por tangenciar (dividir) a superfície do corpo, formando ao redor dele o que se chamaria de forma sólida (um retângulo).

      Com essa divisão, temos o corpo tangenciado em seis partes diferentes, cada uma sendo um lado do retângulo. São elas:

Ventral ou Anterior, Dorsal ou Posterior, Lateral Esquerdo e Lateral Direito, Cefálico e Podálico.

Um exemplo prático, seria determinar que as vértebras da coluna vertebral encontram-se no plano dorsal, já a patela (osso do joelho) encontra-se no plano ventral

      E para concluir os conceitos das posições e planos anatômicos, temos os planos de secção, que são responsáveis pelo "corte" do corpo, segundo os planos anatômicos, seccionando assim determinada região. Existem três planos de secção:

Plano Sagital Mediano, Plano Coronal ou Frontal e Plano Transversal ou Horizontal.

      O Plano Sagital Mediano divide o corpo ao meio, em duas metades, direta e esquerda. Quando uma estrutura está perto do corte, diz-se que a mesma é medial, e quando a mesma está mais afastada, diz-se que é lateral.
      O Plano Coronal ou Frontal divide o corpo segundo os planos anatômicos ventral e dorsal, ou seja, divide o corpo de forma lateral (orelha a orelha).
      O Plano Transversal ou Horizontal é o plano que divide o corpo de forma horizontal, e é paralelo aos planos anatômicos cefálico e podálico.

Representação dos três planos anatômicos de secção:


Exemplo prático: Pode-se determinar que o dedo polegar da mão esquerda encontra-se no Plano Anatômico Lateral Esquerdo, e que em um corte Sagital, encontra-se no lado esquerdo, e é lateral em relação ao plano.

      As posições, planos e secções na Anatomia são constantemente utilizadas, quase como uma "referência cartográfica" para as estruturas do corpo. Nesse post, coloquei os conceitos teóricos de cada um, e creio que possa parecer confuso à primeira vista, como pareceu para mim. Conforme estiver tendo aulas práticas, irei acrescer mais informações, de maneira concreta, sobre esse assunto. Comentem, e até a próxima!

7 comentários:

  1. o texto e bem interessante mas falta informaçãoe complementares...

    ResponderExcluir
  2. this photo has been stolen from Photographers Direct. Please remove it or you will be charged a licensing fee.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto,pois me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  4. E bastante interessante embora que faltou conentarios.

    ResponderExcluir
  5. Está me ajudando ,sei que é difícil no começo e que informações complementares serão inevitáveis ao longo dos estudos desta matéria fantástica.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Tem alguma sugestão, alguma crítica (construtiva, é claro)? Então comente! Mas nunca se esqueça da ética e do respeito, por favor! Somente assim seu comentário será muito bem vindo! (O comentário dependerá da aprovação da moderação)