Como uma única célula indiferenciada pode se tornar um indivíduo complexo, possuindo tecidos e sistemas diferenciados que interagem entre si em um conjunto completo que conhecemos como organismo humano? É este processo complexo e perfeito que o Biomédico Embriologista estudará.
A partir da fecundação dos gametas masculinos e femininos, espermatozoide e ovócito, forma-se o zigoto. Esta célula recém formada irá passar por diversas divisões e em certos pontos por diferenciações onde cada região dará origem a determinado sistema ou tecido corporal. A divisão mais conhecida e simples que conhecemos é: endoderma, mesoderma e ectoderma, os folhetos embrionários formadores de todas as estruturas do corpo.
O Biomédico habilitado nesta área irá estudar o processo de formação e crescimento dos embriões em todos os seus aspectos e mecanismos que possibilitam este desenvolvimento. Irá estudar os efeitos e causas que levam a falhas nestes processos e como poderiam ser revertidos ou normalizados. Como um todo, irá estudar a origem da vida!
Uma outra habilitação relacionada a esta é a Reprodução Humana, onde muitas vezes os dois profissionais atuam em conjunto.
Eu tenho uma dúvida, o Biomédico pode atuar como Embriologista autônomo e seu laboratório e manusear gametas para o processo de Fertilização in Vitro (FIV)? ( Aliás seu post ficou muito bom ).
ResponderExcluirEu tenho uma dúvida, o Biomédico pode atuar como Embriologista autônomo e seu laboratório e manusear gametas para o processo de Fertilização in Vitro (FIV)? ( Aliás seu post ficou muito bom ).
ResponderExcluir