Quando a Biomedicina surgiu, na década de 50, seu propósito inicial era a formação de professores para os cursos da área da saúde, como a medicina. Por isso a grade curricular da Biomedicina comporta não só as disciplinas necessárias para o exercício das diversas habilitações como também dá ao acadêmico uma noção geral de toda a área da saúde e suas diversas divisões.
Atualmente, o foco da biomedicina foi mudado e um leque de nos habilitações surgiu. Mas ainda são necessários professores capacitados para lecionar nos cursos da área da saúde e na própria Biomedicina. Aí entra a docência, formando profissionais aptos e enriquecer o conhecimento dos acadêmicos que estão iniciando neste maravilhoso mundo da Biomedicina.
A pesquisa também é uma das áreas de maior dedicação do profissional Biomédico. No Brasil, o profissional mais envolvido nas pesquisas relacionadas à saúde é o Biomédico, geralmente na iniciativa pública em universidades e institutos de pesquisa conhecidos. Aí o Biomédico desenvolve novas tecnologias, medicamentos e tratamentos, pesquisa o funcionamento e a eficácia dos atuais além de pesquisar os mais diversos aspectos da saúde e do corpo humano. Além de muito enriquecedor para o conhecimento da pessoa propicia o avanço da ciência.
Ambas habilitações que exigem muito estudo, dedicação e atualização frequente (assim como as demais) e são essenciais para a formação de novos profissionais e o crescimento do conhecimento científico.
Na faculdade, qual especialização deve-se escolher para atuar na área de pesquisas? Gostaria de saber, pois pretendo fazer Biomedicina. =)
ResponderExcluirVocê pode lecionar em disciplinas básicas, como citologia ou fisiologia, ou pode lecionar disciplinas específicas de acordo con qualquer área de atuação biomédica que você escolher seguir.
ResponderExcluir