quarta-feira, agosto 31

Filme: "Uma Prova de Amor"


O que? O Foco Biomédico agora virou crítico de filmes? Não, muito pelo contrário. Mas não pude deixar de escrever algo e recomendar este filme, pois ele é maravilhoso em muitos aspectos. Acreditem, ele me foi passado em uma aula de Anatomia Aplicada, pois seu enredo pode se aplicar muito à vários aspectos relacionados a saúde, como doenças degenerativas, diagnósticos, tratamentos, pacientes terminais, bioética, reprodução assistida e morte. Sim, até mesmo morte. Então, vamos conhecer que filme maravilhoso é esse?



Uma prova de amor, o título realmente resume o que o filme é. Uma família aparentemente unida e feliz, mas abalada pela leucemia de sua filha mais nova é o centro de toda a trama. Diagnosticada ainda criança, Kate apresenta um tipo raro de leucemia, a leucemia promielocítica aguda (leia mais sobre ela aqui), e para garantir sua cura seus pais decidem conceber outra criança por meio da fertilização in vitro. Uma criança que é apta a ser doadora de órgãos, tecidos e fluídos para a irmã. Assim nasce a pequena Anna.

Anos depois, após muitos procedimentos médicos e internações, quando Anna já está entrando na pré-adolescência, torna-se necessário um transplante de rim entre ela e sua irmã para que esta sobreviva. Ao saber disso, e de que terá uma vida limitada após o transplante, Anna entra na justiça contra os pais exigindo sua emancipação médica e o direito de decidir sobre quais procedimentos serão realizados em seu corpo.

Triste, com uma grande dose de confusão, brigas e desunião familiar, mas também nos mostrando que o amor entre todos é o melhor diante de situações delicadas, o filme se desenrola a partir de muitos flashback’s sobre a vida de Kate, sua doença, procedimentos realizados e também sobre a visão e os sentimentos que cada membro de sua família tem sobre esta situação. É um grande filme que nos permite ver e entender como se sentem pacientes portadores de cânceres e doenças degenerativas, como são complicados e dolorosos para todos o desenvolvimento da doença, os procedimentos realizados e que a batalha pela cura precisa ser diária.

Faz-nos refletir muito sobre os desejos destes pacientes e a difícil decisão de preservar sua saúde por somente mais alguns meses, dias ou horas em vez de deixá-los realizar seus últimos e simples desejos, como sair do hospital e respirar o ar de uma praia. Até onde vai a liberdade de cada um? E de uma criança? Até que ponto pode-se manipular, extrair e mutilar um corpo infantil sem perguntar a ele se aceita estes procedimentos? Criar uma vida somente para extrair dela o que outra vida necessita é correto?

“Uma prova de amor”, um filme que recomendo a todos, Biomédicos ou não, pois nos faz refletir em muitos aspectos! Acima de tudo, assisti-lo é parar e pensar sobre a fragilidade da vida, a importância dos laços e do amor e de escutar os desejos do coração, até mesmo daqueles que achamos que não podem decidir por si mesmos. Assistam, mas com um lenço ao lado. É emocionante do começo ao fim.

Trailer do filme



2 comentários:

  1. Nossa esse filme é mt bom msm. jah assisti umas 3x. Qnd vc vê a Anna entrando na justiça contra os pais vc pensa q ela é a vilã da história, mas ela faz td por amor à irmã. Filme mt lindo msm, tbm recomendo.
    Parabéns Thiago por mostrar esse tipo de filme aqui no Foco.

    ResponderExcluir
  2. Gatinho muito legal o filme, emocionante, eu não sabia que filme ver e como ainda não tinha assistido foi recomendação! kkkk BjUU

    ResponderExcluir

Gostou do post? Tem alguma sugestão, alguma crítica (construtiva, é claro)? Então comente! Mas nunca se esqueça da ética e do respeito, por favor! Somente assim seu comentário será muito bem vindo! (O comentário dependerá da aprovação da moderação)