segunda-feira, agosto 15

Disciplinas do segundo semestre!




Segundo semestre, já estamos acostumados com o ritmo da faculdade, já conseguimos assimilar melhor o curso e entender o que é a Biomedicina e principalmente, desenvolvemos a cada dia um amor maior por esta maravilhosa ciência!

De certa forma, o segundo semestre é muito mais prático do que teórico. Na minha grade curricular, apesar de possuir uma disciplina a menos que o semestre anterior, ele é mais desafiante e exigente que o anterior. E creio que a cada semestre isso só aumente, o que me deixa mais ansioso ainda! Mas, vamos às disciplinas:




Anatomia aplicada: com toda a base aplicada pela anatomia básica no primeiro semestre, a anatomia aplicada revê todos os conceitos aplicados ao diagnóstico clínico. Todos os sistemas são repassados novamente, mas de forma mais aprofundada dando ênfase aos principais órgãos e estruturas e como os mesmo apresentam-se nas mais diversas patologias. Se torna muito mais interessante, pois aprendemos como diagnosticar através da análise dos sinais emitidos pelo corpo. Um exemplo é o sistema respiratório, aonde é estudado cada estrutura no detalhe e também como diagnosticar as patologias de cada órgão, seja por meio de asculta, exames de imagem e outros.

Histologia Funcional: assim como a anatomia básica, a histologia geral no primeiro semestre dá uma grande base a partir das técnicas de microscopia e da observação e estudo dos quatro principais tecidos (epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular) para o que virá na histologia funcional. Aqui, todos os sistemas do corpo serão estudados do começo ao fim, entendendo-se e descobrindo cada tipo de tecido e sua função neste sistema. O sistema digestório será estudado microscopicamente da cavidade oral até a cavidade anal, o sistema respiratório da cavidade nasal até os bronquíolos, alvéolos e pulmões e assim por diante. Ao fim, será possível diferenciar e descrever os tecidos de todo o corpo humano e entender suas funções e relações com os outros tecidos.

Biologia Molecular: com as bases da biologia celular, podemos agora entrar no núcleo da célula e entender todos os processos e sínteses lá ocorridos. Os processos de divisão, sejam mióticos ou mitóticos serão explicados detalhadamente, bem como e estrutura do material genético e seus meios de replicação, como sintetiza RNA e como este consegue sintetizar proteínas. Acompanhado deste, várias aulas práticas com células para entender melhor o funcionamento das moléculas existentes na mesma e no seu núcleo.

Bioquímica: aliada a Biologia Molecular, a bioquímica descreve todas as reações químicas à nível biológico que ocorrem dentro do corpo, desde o processo de criação da energia necessária, à função de proteínas, ação de enzimas e muitos outros. A Bioquímica é importantíssima, pois é base para muitas outras disciplinas e o conhecimento da mesma é fundamental na realização de exames e análises da carreia biomédica. Entender a Bioquímica é fundamental.

Biofísica: o corpo humano apresenta além dos processos químicos estudados na bioquímica, também processos físicos, que são estudados na biofísica. Aqui, processos como o batimento cardíaco, a pressão arterial, os movimentos respiratórios, a difusão de substâncias pela membrana celular,  o papel dos eletrólitos no corpo humano são alguns dos processos estudados nesta disciplina. É necessário conhecimento prévio da física, pois alguns conceitos são aplicados nesta parte biofísica.

Biossegurança: como o contato com o ambiente laboratorial só tende a crescer, nesta disciplina são aplicados diversos conceitos de segurança e controle em laboratórios e salas de pesquisa. Como evitar danos, contaminações, vazamentos biológicos, como lidar com os materiais, descartar resíduos, classificar amostras, definir os riscos presentes no ambiente entre outros. É de vital importância o conhecimento da biossegurança, para que no futuro tanto no ambiente acadêmico quanto no ambiente profissional saibamos lidar corretamente com todas as situações.

Química orgânica: conceitos da química orgânica são revistos na faculdade e aprofundados ainda mais. Serão usados mais à frente, e é necessário ter conhecimento da química orgânica que rege e está presente em grande parte do nosso corpo. Fundamentada no elemento carbono, a química orgânica é uma disciplina complementar à química inorgânica, fechando assim o ensinamento básico da química no curso de Biomedicina. As disciplinas com relação a química serão direcionadas ao curso de biomedicina a partir deste momento, com os conceitos básicos estabelecidos.




O segundo semestre realmente nos dá uma dimensão maior do curso, apesar de ainda não trazer as disciplinas realmente relacionadas à Biomedicina, que virão somente a partir do terceiro semestre. Mas ainda assim, torna-se mais prático e dinâmico, mais relacionado ao diagnóstico e à análise e também nos dá a oportunidade de aplicarmos cada vez mais nossos conhecimentos.

Garanto a todos que agora mais do que nunca sei que a Biomedicina é o meu curso superior, e eu sinto que o conhecimento que estou adquirindo irá me tornar um bom profissional. Além disso, a cada dia sinto mais e mais curiosidade em aprender e entender o corpo humano, seu funcionamento e suas transformações, e a Biomedicina me permite plenamente adquirir este conhecimento. Por isso, garanto a todos, eu amo Biomedicina, e me sinto grato de poder dividir isto com vocês, Biomédicos! Espero que todos dividam este sentimento comigo, futuros colegas de profissão. Até a próxima!



5 comentários:

  1. Gostei muito da divisão da sua grade,no primeiro semestre voce vai vendo uma introdução e segue para o segundo semestre em uma linha cronologica..Muitoo legal
    Lá estamos tendo aula de; Saude Comunutária,Patologia,Genética,Introdução a pratica laboratorial,Bioestatisca,Biomorfo seria uma junçao das matérias e continuação do semestre anterior ,estilo PBL(Anatomia,Fisiologia,Histologia e Embriologia)
    Estou gostando muito pois patologia,introdução a pratica laboratorial é muito destinado ao curso,aprendi até tirar sangue rsrsr
    Abracos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que legal, você tem disciplinas que eu só terei a partir da terceira e quarta fase. Na próxima, começo com Hemato, Microbiologia, Fisiologia Humana, Parasito...

    To muito ansioso!

    ResponderExcluir
  3. Estou louco mesmo é pra chegar no estagio de bioamostragem la no quarto semestre srsrr.Sua grade começa estagio quando??abtaços!

    ResponderExcluir
  4. Rsrs, estágio deve ser tudo de bom! Estágio obrigatório mesmo só a partir da 5ª a 6ª fase. Mas a partir da próxima já terei contato com o laboratório de análises clínicas da universidade nas disciplinas, principalmente em hematologia!

    *---*

    To mega ansioso pelo terceiro semestre! =P

    ResponderExcluir
  5. Olá, me encantei com seu blog. Ainda sou estudante do terceiro ano do ensino médio e quando estava no segundo ano descobri a biomedicina por acaso, e pra ser sincera nem sabia que existia essa profissão. Hoje tive a certeza do que quero seguir. QUERO SER BIOMÉDICA, assim como você, quero poder fazer pesquisas e acima de tudo aprender e dividir meu conhecimento com o mundo. Obrigada e mais uma vez seu blog é incrível. Parabéns.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Tem alguma sugestão, alguma crítica (construtiva, é claro)? Então comente! Mas nunca se esqueça da ética e do respeito, por favor! Somente assim seu comentário será muito bem vindo! (O comentário dependerá da aprovação da moderação)