sábado, abril 30

Primeiras aulas no laboratório anatômico

Imagino que seja o receio de todos os estudantes de qualquer curso da área da saúde, as aulas práticas de anatomia. Pode passar de tudo na cabeça de um acadêmico quando ele entra pela primeira vez no laboratório anatômico, desde receio do que verá, medo de como irá reagir e em alguns casos até reações piores como medo ou nojo. Vou desmistificar muitas coisas nesse post sobre as aulas de anatomia para todos os calouros e futuros estudantes da área da saúde.




Quando fala-se em curso da área da saúde, a primeira coisa que perguntam é: "Você vai mexer nos cadáveres?". E isso fica martelando no seu pensamento, aguçando a sua imaginação e até mesmo trazendo sonhos durante a noite. E muitos dos futuros médicos, biomédicos e afins desistem do sonho por esse motivo tão simples. Confesso que eu também fiquei com "um pé atrás" antes de entrar no Anatômico pela primeira vez, e vi que tudo é mais simples do que imaginamos!

Vamos então às perguntas, frases e questões mais vistas quando o assunto é "Anatomia"!

O que acontece com o corpo após a morte?

O cadáver utilizado nos laboratórios de anatomia atualmente passa por vários processos de exumação e conservação antes de irem para a bancada. As pessoas que morrem como indigentes e são adquiridos como objetos de estudo por uma universidade, logo no início são exumadas de modo a remover todo o sangue de seu interior. Após, o corpo passa por processos de conservação (com formol ou glicerina, dependendo da instituição) que podem durar até dois anos. Estes processos consistem em submergir totalmente os corpos nesses materiais em tanques próprios para esse processo. Após todo esse tempo, o corpo estará pronto para ir para as bancadas de estudos, ser dissecado e analisado como uma grande ferramenta de estudo.


Como é estar ao lado de um cadáver?

Graças a todos os processos, os corpos apresentam uma característica muito diferente de um corpo humano que conhecemos, tanto que muitos estudantes dizem que os corpos não podem ser de verdade, e sim serem bonecos. A coloração é escura, pendendo para o marrom, há poucos ou nenhum pelo no corpo graças à ação do formol, a pele dissecada se torna rígida e com aspecto de couro, mas graças à impregnação da glicerina as estruturas internas ainda apresentam certa maciez. À primeira vista pode haver receio em chegar perto, mas você verá que o corpo é algo muito natural.


Qual a sensação de tocar o corpo e suas estruturas com as mãos?

Me perdôem a comparação, mas ao tocar os músculos, a primeira coisa que me veio á cabeça é de estar tocando carne crua. Peço mil desculpas aos que nunca mais vão comer carne (brincadeira!). Lembre-se que você estará tocando tudo com luvas (sempre com luvas cirúrgicas), então não há necessidade de sentir nojo. As sensações de toque não são diferentes do que você já sentiu alguma vez.




O cheiro é muito forte?

Sim. Isso é uma verdade, o cheiro do formol é forte, e muito agressivo. Os cadáveres são retirados do formol com antecedência e muito do cheiro se dispersa nesse tempo. Se for glicerina o produto utilizado na conservação, o cheiro é mais agradável. Não há nenhum cheiro de podridão ou decomposição, pois os corpos estão conservados. O único cheiro é o forte químico formol, que pode arder os olhos e mucosas orais/nasais, e por isso é bom usar uma máscara descartável e respirar ar puro em intervalos durante a aula.


Saber que esse cadáver um dia foi uma pessoa viva me deixa com receio de tocá-lo.

É um argumento muito forte, pois é verdade. Um dia, esse corpo foi vivo, andou, pensou, falou, amou, foi amado, construiu uma vida, teve uma história. Mas ele morreu, e por destino não teve uma cerimônia fúnebre, nem parentes para vir buscá-lo. Ele poderia ter sido descartado no cemitério, queimado contra a sua vontade ou simplesmente deixado apodrecer. Mas não, hoje ele serve para ensinar novos estudantes da saúde, que ajudarão o mundo preservando vidas, curando e descobrindo curas. Até o último desgaste de seu corpo físico ele será uma ferramenta importantíssima na formação dos novos profissionais e se não fosse ele esse estudo seria impossível. Lembre-se, em todas as aulas, estude, explore, sinta, mas não deixe de ter respeito pelo corpo. O respeito pelo corpo vivo ou morto faz parte de um profissional da saúde.


Você verá que após o primeiro contato, tudo será muito natural. Não entre em pânico, não tenha medo. As aulas de anatomia se tornarão as favoritas, e quando acabarem você sentirá falta! Estudar o corpo em sua verdadeira forma é impressionante, muito diferente de visualizar ilustrações ou modelos artificiais. Sentir os órgãos, ver suas formas, sua disposição e organização no corpo é uma oportunidade única! Aproveitem como nunca essas aulas!

Se você pretende ser estudante da saúde, e fica com receio por causa das aulas de anatomia, não pense duas vezes antes de escolher essa área! O medo e o receio será uma etapa vencida que fará parte do seu crescimento e aperfeiçoamento como grande salvador de vidas! Espero que tenha esclarecido vários aspectos sobre a anatomia, e caso haja mais alguma dúvida ou pergunta, escrevem nos comentários que eu responderei! Até a próxima Biomédicos!

25 comentários:

  1. Tem um clima pesado na sala de anatomia pelo fato de ter cadáveres ?

    ResponderExcluir
  2. O clima mais pesado é só na primeira vez que você entra, você não sabe o que esperar, e são muitas sensações juntas! Mas depois que você entra, tem sua primeira aula, seu primeiro contato, você acostuma!

    E vê como Anatomia é uma matéria muito interessante! Não se preocupe, é algo bem natural! O pessoal acostuma-se com os cadáveres, e com muito respeito os usam como objeto de estudo!

    ResponderExcluir
  3. pow mano o post ficou foda ajudou muito...

    ResponderExcluir
  4. Ótimo Filipe! Fico feliz por ter ajudado!

    ResponderExcluir
  5. Oi! vou ter minha primeira aula de anatomia e estou com medo d passar mal pq fui na exposição do corpo humano e sai correndo porque tenho a pressao baixa e iria desmaiar.... o que faço para não acontecer isso nas aulas ?
    obrigada!
    Evelyn

    ResponderExcluir
  6. Evelyn!

    Não se preocupe. Se você passou mal por causa do cheiro forte dos produtos de conservação, aconselho que utilize máscara de proteção, não há problema algum! Aquelas descartáveis mesmo, creio que seu professor não irá se importar. E também é interessante que faça pausas durante a aula para respirar o ar mais limpo fora da sala.

    Agora, se seus problemas com o laboratório anatômico são psicológicos, te digo, não precisa tê-los. Se você ficar nervosa, verá que com os primeiros contatos isso passa, é só manter a calma. Os objetos de estudo (cadáveres) ao mesmo tempo que podem nos deixar nervosos, também nos aguçam a curiosidade e o instinto de querer saber mais. Mantenha a calma, e se preferir, mantenha-se um pouco afastada até se acostumar com o ambiente e com os cadáveres.

    Falo mais uma vez, não precisa se preocupar! Sei que você irá adorar anatomia, e não verá a hora de retornar a experiência!

    Precisando de auxílio, é só falar!

    :)

    ResponderExcluir
  7. Muito Obrigada!
    =)
    Att
    Evelyn

    ResponderExcluir
  8. Esse post é ótimo! Estou aqui deprimida e angustiada, com receios de como vou me portar durante minhas aulas de Anatomia - é psicológico, por isso estava pesquisando, seu post ajudou muito.
    Assim que tiver minha primeira aula, volto para relatar como foi. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na mesma situação.... Sempre dizia que nunca faria medicina por esse detalhe, de ver corpos e orgãos... e hoje, tendo escolhido biomedicina, uma paixão, agora estou aqui com meu antigo "pesadelo".

      Excluir
  9. Fique calma, as aulas de anatomia vão ser uma das melhores que vc terá! Aguardo seu relato!

    ResponderExcluir
  10. Bah.. admito que mesmo sabendo da possibilidade de me deparar com cadáveres numa aula de Anatomia, a ficha só caiu na hora de estar frente a frente a ele. Não sei se chega a ser apenas uma questão psicológica, mas acho até que entra também uma questão de crença religiosa/espiritualidade no meio de tudo isso. Mas admito q deixei de me sentir um "anormal" ao verificar que não sou o único a titubiar e repensar se essa falta de naturalidade não seria um requisito que diferencia aquele que será um bom profissional ou não no futuro.

    ResponderExcluir
  11. Eua acho muito simpático o teu gesto de desmistificar as aulas de Anatomia pois acredito que sejam um pesadelo e incógnita para muita gente.
    No meu caso eu ia tirar Medicina mas por causa de um esgotamento que se deveu à grande pressão e muito estudo começei a por na cabeça que não ia conseguir ver cadáveres e como estava mal emocionalmente essa ideia atingia-me a mente continuamente tanto que desisti da ideia de tirar o curso. Eu já tinha feito exames e tudo e tinha uma excelente média.
    Mas pronto acabei por tirar Matemática via Ensino e estou feliz. Também me relaciono com pessoas e tento ajudá-las de outra forma.
    Por isso deves continuar essa tua missão porque estás a ajudar muita gente que poderá, eventualmente, ficar indecisa ou duvidosa sem saber o que fazer da sua vida.
    Admiro o teu gesto :)

    ResponderExcluir
  12. Olá;
    Meu nome é Caroline, tenho 17 anos, estou terminando a escola e pretendendo fazer meu vestibular o mais rápido possível!
    Estava certa de que minha profissão seria: BIOMÉDICA! Porém, há alguns dias minha irmã, uma peste, disse que iria ter que tocar corpos humanos, largados como nada.. Me senti horrível! Ainda disse que tinha uma amiga que interrompera a faculdade por uma desconfortável aula de anatomia, não diferente das outras, levaram para a bancada um corpo de um mendigo e o próprio professor disse: - olha aí pessoal um mendigo fresquinho! Senti repulsa, dó, pena pelo que ele já possa ter sido... Essa amiga dela entrou em depressão.. Não sai de casa, não come, está a ponto de morrer!... Às vezes penso que para se ser uma biomédica terei de ser forte, penso que possa ser fraqueza dela, porém paro pra pensar novamente: - ele já foi um ser vivo! Estou prestes a arriscar minha carreira e prestar vestibular pra qualquer outra profissão... Que seja professora de crianças, que por sinal não suporto!, mas nada mais relacionado à saúde ^^... Você me recomendaria algum outro curso?
    Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Olá Caroline, tudo bem?

    Bem, realmente quando estamos na aula de anatomia estaremos trabalhando com organismos que já foram pessoas vivas. Mas, te digo que essa atitude deste professor foi totalmente impensada e lhe faltou muita ética. Não é desta forma que se procede, pelo menos em minha universidade tive dois semestres de anatomia com dois professores diferentes e NUNCA nenhum professor agiu desta forma. Na verdade eles sempre nos lembravam de demonstrar respeito pelos cadáveres e agir de forma sensata e com cuidado sempre que entrarmos em contato com eles.

    Te digo, se você gosta da saúde como um todo e sente que quer a Biomedicina, não desista. Isso que aconteceu não é rotina e é sim a atitude de um mal profissional. E outra coisa, a Biomedicina não é só anatomia, isso é algo que você terá mais contato só no início do curso, porque a abordagem depois será outra.

    A Biomedicina é maravilhosa, eu me apaixono cada vez mais por ela... Agradeço pelo seu comentário e se tiver mais alguma dúvida é só deixar aqui que buscarei responder.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Olá! Meu nome e Camila e tenho 17 anos. Prestei vestibular para psicologia, pois sempre fui apaixonada por essa carreira, mas confesso q quando vi q iria ter aulas de anatomia no primeiro semestre fiquei apavorada!! Seu post me ajudou um pouco, mas ainda estou apreensiva. Então gostaria de perguntar se vc sabe como costumam ser as aulas de psicologia com relação a anatomia e se vc tem alguma dica para superar esse medo.
    Desde já,
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Meu filho esta no 1ºª termo de biomedicina e na aula de anatomia vai mexer com cadaveres com formol, ele tem rinite.Vi num site que o formol pode agravar a rinite,será que tem que desistir do curso? No site fala que o cheiro é muito forte,e que os estudantes tem que sair para respirar ar puro lá fora.Também fala que outras faculdades usam glicerina porque o cheiro é mais fraco,mas falaram que ia ser com formol.Porque se é mais forte o cheiro do formol, não usam glicerina? No curso de Ciencias biologicas também mexem com cadáveres ou com bonecos?Como faço para informar-me.obrigada

    ResponderExcluir
  16. Olá! Meu nome é Ana Claudia e eu pretendo cursar Psicologia, mas eu também tenho o receio de ter contato com cadáveres. O curso de psicologia também tem aulas de anatomia ?

    ResponderExcluir
  17. ola,meu nome e catia e tenho uma duvida frequente,os cadaveres sao sempre dessecados ou pode haver um aberto ali na sala sem esse processo quimico?

    ResponderExcluir
  18. Nossa me tranquilizou muuito esse post . Parabéns pelas palavras !

    ResponderExcluir
  19. Gostei da explicação, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  20. eu sou natalia tenhor vinti e cinco tor estudando anatonomia pela as vídeos aulas mim apaixonei a cada dia sempre tor lendo aolgor sobre anatonomia e tor ficando cada vez mas apaixonada mas o meu e fazer a faculdade de medicina e na hora da dissicaçao vomitar desmaio ou nunca mais comer carne o que eu façao?

    ResponderExcluir
  21. Olá, semana que vem começo o curso de nutrição, e terei aula de anatomia, confesso que estou muito apreesiva, mas o seu post me fez enxergar outro lado, porém ainda estou com medo, tenho quase ctz q vou chorar de desespero quando entrar lá. Mas vou tentar ser forte, afinal preciso das aulas para aprender. Obg pelo post.

    ResponderExcluir
  22. Passei mal na minha primeira aula de anatomia, me senti em pânico minhas mãos suavam, meu coração faltou sair pela boca e um agonia horrivel, sai da sala nao consegui assistir. Chorei muito me senti incapaz de fazer aquilo. Curso o primeiro periodo de fisioterapia ! Estou mt aflita, seu post é ptimo !

    ResponderExcluir
  23. Tive minha primeira aula de anatomia, no primeiro periodo de fisio !
    Passei mal, me senti em pânico, sequer consegui assistir a aula minhas mãos suavam e meu coração batia mt rápido !
    Estou super triste por nao ter sido capaz de passar por essa fase, ja pensei em desistir do curso ! :/

    ResponderExcluir
  24. Sou estudante de biomedicina, Tive minha primeira aula pratica de anatomia hoje... Confesso que já vinha preparando o meu psicológico há algum tempo, mas ainda assim foi um choque daqueles. Confesso que pensei em desistir, mas vou fazer de tudo pra vencer esse medo e realizar meu sonho profissional...

    ResponderExcluir

Gostou do post? Tem alguma sugestão, alguma crítica (construtiva, é claro)? Então comente! Mas nunca se esqueça da ética e do respeito, por favor! Somente assim seu comentário será muito bem vindo! (O comentário dependerá da aprovação da moderação)