sábado, março 12

Habilitações Biomédicas - Imunologia

A especialização em Imunologia é responsável pelo estudo do funcionamento, da composição e dos mecanismos de atuação do Sistema Imunológico, ou seja, o sistema de defesa do organismo humano. Pode ser considerado um dos sistemas mais vitais de um organismo, o sistema imunológico é o responsável pela detecção natural de qualquer agente prejudicial à saúde e também na eliminação do mesmo.




      O estudo é feito tanto em organismos sadios quanto em organismos que apresentem alguma debilitação. A reação das células de defesa aos mais diversos vírus ou agentes patológicos é testada em laboratório, bem como a eficácia de medicamentos que atuam diretamente no aumento da defesa do organismo.

      O Sistema Imunológico é um verdadeiro exército no organismo humano, atuando em "batalhas" contra os agentes patológicos atuantes no organismo, realmente devorando-os e absorvendo-os de maneira a evitar sua atividade sobre as demais células do corpo. As vacinas que tomamos principalmente na infância a também no decorrer da vida tem como função preparar o organismo para algumas patologias, treinando o sistema imunológico para reagir corretamente contra elas. O Imunologista atua também no desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas vacinas.


      Existem diversas doenças que atuam sobre o Sistema Imunológico, como a AIDS (responsável pela inatividade das células de proteção, o Linfócito T), e hoje o Imunologista atua desenvolvendo medicamentos e drogas que possa inibir a ativadade do vírus no organismo, bem como reativar a proteção natural do indivíduo. Abaixo, uma representação bem humorada de como o Sistema Imunológico se comporta com a presença do vírus da AIDS:


      A Imunologia é mais uma das interessantíssimas especializações da Biomedicina, que permite ao Biomédico atuar diretamente na prevenção de doenças e na preparação do corpo para eliminá-las de maneira rápida e adequada!

3 comentários:

  1. trouxe

    um conhecimento importante
    a vida diária,propondo uma observação constantenos sentimento e emoções.

    ResponderExcluir
  2. espetacular a explicação, não poderia ser mais bem explicado. Está de parabéns, isso para uma sala de aula é ótimo, só assim pra um aluno entender melhor, jamais ele ira esquecer do exemplo.

    ResponderExcluir
  3. SERIA MUITO LEGAL SE SUAS FONTES BIBLIOGRAFICAS FOSSEM ANEXADAS COMO REFERENCIAS PARA UMA POSSIVEL AJUDA ACADEMICA. OBRIGADO

    ResponderExcluir

Gostou do post? Tem alguma sugestão, alguma crítica (construtiva, é claro)? Então comente! Mas nunca se esqueça da ética e do respeito, por favor! Somente assim seu comentário será muito bem vindo! (O comentário dependerá da aprovação da moderação)