Bones (Ossos, em Portugal) é uma série televisiva americana, de propriedade da FOX, sendo transmitida aqui no Brasil neste mesmo canal. Sendo uma série de investigação criminal e perícia policial ela abrange muito o campo desta investigação, que é uma das especializações do Biomédico. É nestas séries (pois há outras ótimas também) aonde vemos a união dos conhecimentos sobre a constituição e funcionamento do corpo com as técnicas de investigação para chegar a resolução dos mais intrigantes assassinatos e crimes.
O enredo de Bones é baseado na investigação de assassinatos pelo FBI a partir de cadáveres e restos mortais, principalmente ossos (daí o nome da série) além de instrumentos e cenas de crime. Todas as investigações são comandadas pelos profissionais e peritos do Instituto Jeffersonian e os protagonistas são a Dra. Brennan (interpretada por Emily Deschanel), uma antropóloga forense que trabalha para o Instituto Jeffersonian e é o braço direito do Agente Especial Booth (interpretado por David Boreanaz), responsável pelas investigações mas que apresenta um conhecimento muito limitado da ciência. Particularmente, adoro ver estes dois juntos na série, pois a Dra. Brennan possui um estilo de trabalho em que a pesquisa e o pensar estão em primeiro lugar, ao passo que Booth é impulsivo, não dando muita importância para alguns dados mais científicos.
O desenrolar da série, que já possui seis temporadas e com a sétima prevista para o fim deste ano, é muito intrigante. Cada novo episódio nos coloca frente a um caso que pensávamos ser impossível! Assassinatos aonde as evidências não passam de ossos soltos, fragmentos de pele ou ainda um corpo cozido, dissolvido em ácido e muitas outras possibilidades. Através de estudos e deduções sobre estas evidências, os protagonistas e sua equipe vão tecendo teias de possibilidades e suspeitos. Mas sempre há espaço para mais uma reviravolta e tudo é virado de cabeça para baixo. Uma nova vítima, ou ainda a descoberta de um objeto utilizado no crime do qual pode-se extrair impressões digitais, gotículas de sangue ou resíduos de pele. Isso faz com que seja necessário muitas vezes iniciar toda a investigação, direcionando-a para outro foco até que resolva-se por fim o caso.
Com doses de humor, ciência, histórias policiais e muita dedução, Bones nos coloca a par da rotina dos investigadores e dos peritos criminais, claro com muita ficção, mas sem desviar da essência da verdadeira função. Recomendo a todos os Biomédicos que assistam a série, pois é interessante ver como o conhecimento de anatomia, por exemplo, pode levar a entender como foi o enforcamento de uma vítima (hoje, graças ao cadáver não possuir o osso hióide fraturado, pode-se deduzir como ocorreu o enforcamento), sem falar no conhecimento de outras áreas, tanto do estudo do corpo quando da análise de tecidos, resíduos e substâncias. Recomendo mesmo!
Confira uma das aberturas da série:
Adoro essas séries investigativas. Acompanho desde mt tempo CSI:Investigação Criminal.
ResponderExcluirPenso em trabalhar na área da perícia criminal. Ela tbem me fascina!