sexta-feira, junho 17

Divisão celular - Mitose [2/3]



A mitose é o processo no qual as células somáticas entram quando termina a interfase, pois nesse momento a célula encontra-se pronta para iniciar a divisão. Na prática, células somáticas dividem-se para que haja substituição celular, pois algumas podem encontrar-se no fim de suas vidas (que variam conforme o tipo celular) e precisam de substitutas para realização de suas funções. O processo mitótico é bem simples, e pode ser dividido em duas etapas.




As duas etapas são: a mitose em si, que por sua vez é dividida em mais quatro etapas (profase, metafase, anafase e telofase) e na citocinese. Vejamos abaixo cada uma das fases em detalhe:
I ao III - Profase. IV - Metafase. V e VI - Anafase.
VII e VIII - Telofase

- Profase: como todo o material genético foi duplicado na fase S da interfase, na profase todo esse material começa a condensar-se, formando as estruturas cromossômicas que conhecemos popularmente. Muitas pessoas associam ao cromossomo a forma permanente de "X", mas essa forma somente aparece durante a divisão celular. No restante da vida celular, o material genético apresenta-se disperso no interior do núcleo. Também é na profase que os dois centríolos (estruturas formadas na fase G2 e que auxiliam na divisão) alinham-se em polos opostos da célula. É dos centríolos que formam-se os microtúbulos que mais tarde constituirão o fuso mitótico. Por fim, a carioteca desorganiza-se, os nucléolos desaparecem-se e o material genético fica disperso no citoplasma.

- Metafase: nessa fase os cromossomos condensados estão alinhados no fuso mitótico, com os centríolos alinhados também em cada polo da célula. De cada centríolo, vários microtúbulos partem e unem-se aos cromossomos por meio do centrômero presente nos mesmos. Dessa forma, cada cromossomo encontra-se unido a um dos centríolos. Cada cromossomo parte-se em duas cromátides, para poder iniciar a anafase.

Cromossomo: 1 - Cromátides (cada uma das
"pernas" condensadas do cromossomo).
2 - Centrômero (ligação das cromátides).
3 - Braço curto. 4 - Braço longo.
- Anafase: as cromátides que foram separadas na fase anterior agora são cromossomos independentes, cada uma sendo atraída para um polo diferente da célula. Isso ocorre porque os microtúbulos que estão unidos a cada uma contraem-se. Agora, em cada polo da célula há o mesmo número de cromossomos com as características iguais aos da célula mãe.

- Telofase: os cromossomos descondensam-se em um processo reverso ao que aconteceu no começo da mitose. A carioteca forma-se novamente ao redor de cada conjunto de cromossomos, que voltam a atividade sintetizante e cada núcleo adquire as características anteriores, como a presença de nucleotídeos. O fuso mitótico desaparece também na telofase.

A mitose encerra-se na telofase, e agora inicia-se o processo da citocinese:

Centríolos, estruturas das quais partem
os microtúbulos na metafase.
- Citocinese: é a divisão do citoplasma para que as duas células filhas sejam células individuais. Ocorre por meio do aparecimento de estruturas no meio da célula (zona equatorial) chamadas de anel contrátil que passam a contrair-se e promover o estrangulamento do citoplasma, que vai clivando-se até que ocorra a divisão. As duas células independentes separam-se, tem sua membrana plasmática reconstituída e entram novamente no ciclo celular.

Abaixo, um vídeo (HybridMedical) que demonstra os processos de divisão celular. Não há narração, mas é possível distinguir todas as fases da divisão de forma tridimensional.




No próximo artigo desta série, apresentaremos a Meiose, processo pelo qual são formados os gametas.

Um comentário:

Gostou do post? Tem alguma sugestão, alguma crítica (construtiva, é claro)? Então comente! Mas nunca se esqueça da ética e do respeito, por favor! Somente assim seu comentário será muito bem vindo! (O comentário dependerá da aprovação da moderação)