A mitose é o processo no qual as células somáticas entram quando termina a interfase, pois nesse momento a célula encontra-se pronta para iniciar a divisão. Na prática, células somáticas dividem-se para que haja substituição celular, pois algumas podem encontrar-se no fim de suas vidas (que variam conforme o tipo celular) e precisam de substitutas para realização de suas funções. O processo mitótico é bem simples, e pode ser dividido em duas etapas.
As duas etapas são: a mitose em si, que por sua vez é dividida em mais quatro etapas (profase, metafase, anafase e telofase) e na citocinese. Vejamos abaixo cada uma das fases em detalhe:
- Profase: como todo o material genético foi duplicado na fase S da interfase, na profase todo esse material começa a condensar-se, formando as estruturas cromossômicas que conhecemos popularmente. Muitas pessoas associam ao cromossomo a forma permanente de "X", mas essa forma somente aparece durante a divisão celular. No restante da vida celular, o material genético apresenta-se disperso no interior do núcleo. Também é na profase que os dois centríolos (estruturas formadas na fase G2 e que auxiliam na divisão) alinham-se em polos opostos da célula. É dos centríolos que formam-se os microtúbulos que mais tarde constituirão o fuso mitótico. Por fim, a carioteca desorganiza-se, os nucléolos desaparecem-se e o material genético fica disperso no citoplasma.
- Metafase: nessa fase os cromossomos condensados estão alinhados no fuso mitótico, com os centríolos alinhados também em cada polo da célula. De cada centríolo, vários microtúbulos partem e unem-se aos cromossomos por meio do centrômero presente nos mesmos. Dessa forma, cada cromossomo encontra-se unido a um dos centríolos. Cada cromossomo parte-se em duas cromátides, para poder iniciar a anafase.
Cromossomo: 1 - Cromátides (cada uma das "pernas" condensadas do cromossomo). 2 - Centrômero (ligação das cromátides). 3 - Braço curto. 4 - Braço longo. |
- Telofase: os cromossomos descondensam-se em um processo reverso ao que aconteceu no começo da mitose. A carioteca forma-se novamente ao redor de cada conjunto de cromossomos, que voltam a atividade sintetizante e cada núcleo adquire as características anteriores, como a presença de nucleotídeos. O fuso mitótico desaparece também na telofase.
A mitose encerra-se na telofase, e agora inicia-se o processo da citocinese:
Centríolos, estruturas das quais partem os microtúbulos na metafase. |
Abaixo, um vídeo (HybridMedical) que demonstra os processos de divisão celular. Não há narração, mas é possível distinguir todas as fases da divisão de forma tridimensional.
No próximo artigo desta série, apresentaremos a Meiose, processo pelo qual são formados os gametas.
nao entendir algumas coisa ? ? ?
ResponderExcluir