quinta-feira, janeiro 19

Habilitações Biomédicas - Coleta de Materiais



O Biomédico é o responsável por coletar o material necessário para realização de exames nas mais diversas categorias. O principal meio de coleta é a punção, e o principal material é o sangue, mas a coleta não resume-se somente a isto. Há diversos tipos de obter a amostra necessária para determinado exame, então veremos quais são e o tipo de material que coletam.

Punção: é o ato de extrair material por meio de inserção de uma agulha acoplada a uma seringa ou outro recipiente. Pode ser feita nos vasos sanguíneos quando a intenção é coletar sangue e seus componentes. A mais conhecida é a punção venosa para exames clínicos do sangue, mas também temos a punção arterial para alguns exames específicos. A punção também pode ocorrer de outras formas, como a punção lombar para obtenção do líquido cefalorraquidiano, as punções para biópsia, dentre outros.

Raspagem: consiste em raspar determinada lesão da superfície cutânea com a utilização de um bisturi ou instrumento semelhante. Esse tipo de coleta deve afetar minimamente a pele do paciente, pois o foco é em colher material da lesão somente. Ocorre em quase todos os casos de infecção micológica nas mais diversas regiões da superfície do corpo.

Coleta com swab: principal fonte de coleta para análises microbiológicas, consiste no uso do swab (instrumento semelhante a um algodão) passando-o no local que se deseja coletar. Podem ser mucosas e cavidades corporais, feridas e lesões abertas além da superfície do corpo. Com o material presente no algodão do swab pode-se fazer a análise e determinar a presença ou não de material microbiológico.

Há também outras formas de coleta, relacionadas com as já citadas, e cada tipo de material possui uma técnica específica de coleta que não serão especificadas neste artigo. Cabe ressaltar também que após a coleta todo o cuidado deve ser tomado com a preservação do material para que ele esteja em condições de ser submetido as análises necessárias. É algo de grande importância, pois do sucesso da coleta dependerá todo o exame e até mesmo o diagnóstico de um paciente.

2 comentários:

  1. Que bom que o foco voltou ao ar por que eu comecei meu curso faz alguns dias, e este site aqui me ajuda muito!

    ResponderExcluir
  2. Veja algumas dicas para tornar a coleta de material um momento mais humanizado para o paciente. Acesse o blog do QualiChart, programa de controle interno da qualidade.

    http://www.qualichart.com.br/blog/humanizacao-no-atendimento-em-laboratorios-clinicos/

    ResponderExcluir

Gostou do post? Tem alguma sugestão, alguma crítica (construtiva, é claro)? Então comente! Mas nunca se esqueça da ética e do respeito, por favor! Somente assim seu comentário será muito bem vindo! (O comentário dependerá da aprovação da moderação)