Com certeza uma de nossas estruturas mais importantes, o coração, merce um dia de reconhecimento em que paramos para refletir sobre sua importância e sua grande beleza e funcionalidade. E o Foco Biomédico não podia deixar de homenagear este que trabalha incessantemente por nossa vida.
Durante muitos e muitos anos, o coração foi considerado o local aonde residia a alma humana, de onde todos os sentimentos irradiavam-se pelo corpo e conduziam a vida. Seus "batimentos" são considerados uma expressão de que a alma está presente no organismo. Deve ser por isso a relação do coração com ela. Atualmente sabemos que os sentimentos, pensamentos e ações não são conduzidos pelo coração, e sim por nosso cérebro, mas também sabemos que sem o trabalho do coração nem o cérebro ou outra parte do corpo funcionará adequadamente.
O coração humano é um órgão muscular, constituído de quatro cavidades separadas entre si. Na parte superior, temos os átrios que recebem o sangue por meio das veias. No lado direito o sangue venoso chega do corpo por meio das veias cavas superior e inferior, e no lado esquerdo o sangue arterial chega dos pulmões por meio das veias pulmonares. Na parte inferior, nós temos os ventrículos, outras cavidades que recebem o sangue dos átrios para impulsioná-los para fora do coração e por isso são regiões musculares mais fortes que os átrios. O sangue passa para os ventrículos por meio das valvas, que são duas. Do lado direito, a valva chama-se "tricúspide", ou átrio ventricular direita e do lado esquerdo chama-se "bicúspide", átrio ventricular esquerda ou mitral. Estas abrem-se e fecham-se para permitir a passagem do sangue entre as cavidades no momento correto. Os ventrículos são separados entre si também pelo septo interventricular e o sangue venoso sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar em direção aos pulmões para a hematose (trocas gasosas para oxigenação do sangue) e no ventrículo esquerdo sai do coração por meio da artéria aorta em direção ao restante do corpo.
Esquema da Circulação |
Todo este funcionamento de abertura e fechamento de valvas, de impulsionamento e recebimento de sangue é regido pela Biofísica cardíaca, em movimentos que conhecemos como sístoles e diástoles que são comandados por impulsos elétricos do músculo cardíaco (miocárdio). A diástole é o momento em que os átrios enchem-se do sangue vindo das veias e as valvas abrem-se passando este sangue aos ventrículos vazios. A sístole é o momento em que os ventrículos contraem-se expulsando o sangue do coração para os vasos. É por meio destes dois movimentos que obtemos a pressão arterial, que em um padrão de 120 mmHg x 80 mmHg (nível padrão da PA), os 120 mmHg são a sístole cardíaca e os 80 mmHg são a diástole cardíaca
O coração é um dos muitos órgãos que nos deixam vislumbrados com seu funcionamento complexo mais que garante uma das funções mais simples do corpo, a circulação sanguínea. É impossível não colocar a mão no peito e pensar em como tudo é perfeito e que em quase nenhum momento da sua vida seu coração irá parar de bater em movimentos regulares suprindo cada região do seu corpo. Este post espera esclarecer questões simples sobre o funcionamento deste órgão tão importante!
"Cada batimento impulsiona mais o sangue por todos os vasos sanguíneos em um processo que chamamos de vida!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do post? Tem alguma sugestão, alguma crítica (construtiva, é claro)? Então comente! Mas nunca se esqueça da ética e do respeito, por favor! Somente assim seu comentário será muito bem vindo! (O comentário dependerá da aprovação da moderação)