quarta-feira, junho 15

Divisão celular - O ciclo celular [1/3]



A divisão celular é o processo pelo qual nossas células reproduzem-se dando origem a novas células. A Biologia Celular baseia-se no pressuposto de que todas as células originam-se de uma célula-mãe antecessora, a não ser pelo zigoto que tem origem na união de dois gametas. Os processos de divisão celular podem ser dois: a mitose (origina em duas células filhas idênticas e diplóides) e a meiose (origina quatro células filhas idênticas haplóides ou gametas).


Célula Diplóide (2n): são as células de um organismo que apresentam dois conjuntos de cromossomos de sua espécie. Com excessão dos gamentas, todas as células do organismo humano são diplóides, ou seja, apresentam 46 cromossomos

Célula Haplóide (n): são células dos organismos eucariotos que apresentam somente um conjunto de cromossomos da sua espécie, ou seja, os gametas que se unirão formando o zigoto, que por sua vez é uma célula diplóide. Os gametas apresentam 23 cromossomos.

Esquema de divisão celular.
Para entender melhor os processos mitóticos e meióticos vamos compreender o que é o ciclo celular. O ciclo celular é o conjunto de processos pelos quais passa uma célula entre duas divisões celulares. Como sabe-se, algumas células do corpo passam por divisões durante a sua vida, que variam em número e periodicidade conforme o tipo célula. 

De forma superficial, o ciclo celular divide-se em Interfase e na Fase Mitótica. O ciclo celular inicia-se no momento em que uma divisão celular termina e temos uma nova célula filha e termina quando a mesma se divide ou morre. Detalhando melhor as duas fazes do ciclo celular, temos:

Interfase: é o período compreendido entre o fim de uma divisão e o início de outra. Uma célula passa grande parte de sua vida na interfase, e durante essa fase não é possível distinguir os cromossomos, pois os mesmos não estão condensados no núcleo da célula.

Outro esquema da divisão celular. Interfase: G1, S e G2. Fase
Mitótica ou Meiótica: M.
     - Fase G1: iniciada logo após o término de uma divisão. É o período em que a célula cresce, desenvolve-se e organiza sua estrutura interna. Nesse período há intensa síntese de proteínas, enzimas e RNA, bem como a formação e o desenvolvimento de organelas.
    - Fase S: nesta fase ocorre a duplicação do DNA, onde cada cadeia de DNA dará origem a duas, portando a mesma informação genética. Esse processo ocorre pela separação das cadeias de nucleotídeos que são unidas por ligações de hidrogênio, e união de nucleotídeos livres formando duas cadeias. Nessa fase também ocorre a união das duas cromátides dos cromossomos unidas por um centrômero.
     - Fase G2: essa fase é a última fase da preparação para a divisão celular. Aqui, as estruturas necessárias para a divisão são sintetizadas pela célula, como por exemplo os centríolos.

Com o fim da fase G2, termina a Interfase, e a célula irá entrar na Fase Mitótica caso seja uma célula somática ou na Fase Meiótica caso seja uma célula germinativa. (Continua no próximo post).


2 comentários:

Gostou do post? Tem alguma sugestão, alguma crítica (construtiva, é claro)? Então comente! Mas nunca se esqueça da ética e do respeito, por favor! Somente assim seu comentário será muito bem vindo! (O comentário dependerá da aprovação da moderação)