quarta-feira, abril 6

Habilitações Biomédicas - Bioquímica

Há quem diga que a física é a base de tudo. Já outros, dizem que é a biologia. Por fim, tem aqueles que dizem que é a química. Pois eu digo que a base de tudo nada mais é que as relações que existem entre as três. É neste contexto que entra a ciência da Bioquímica.



A bioquímica é responsável pelo entendimento de todas as reações químicas ocorridas nos organismos vivos. Grande parte dessas reações ocorre à nível celular, nas organelas. O Bioquímico é responsável pela análise de toda a estrutura da célula e como ela reage ao meio e à situações impostas.

Cada célula é uma fonte de vida, de reações e de efeitos. O Bioquímico necessita ter o conhecimento de toda a estrutura celular, toda a composição química (como moléculas, macromoléculas, cadeias de aminoácidos, de fosfolipídeos...) e de como essa composição química reage e realiza sua função.

Uma grande ferramenta de trabalho é o microscópio, pois é necessário avaliar in vivo todas as estruturas. É uma especialização que exige muito conhecimento, mas que permite aos profissionais entender o funcionamento do corpo nas menores partículas e como elas contribuem para o bom funcionamento do todo.

O Bioquímico atua fortemente na proteção da saúde humana, como um agente responsável por definir métodos de prevenção, de cura e de tratamentos de casos que envolvam o metabolismo químico das células.

2 comentários:

Gostou do post? Tem alguma sugestão, alguma crítica (construtiva, é claro)? Então comente! Mas nunca se esqueça da ética e do respeito, por favor! Somente assim seu comentário será muito bem vindo! (O comentário dependerá da aprovação da moderação)