quinta-feira, março 3

Microbiologia e afins - Principais componentes de um microscópio óptico

Aparelho padrão utilizado na área Biomédica, e em outras áreas também, o microscópio óptico é o "carro chefe" do trabalho, da análise e do estudo do Biomédico. É necessário possuir um bom conhecimento de todos os seus componentes, com suas devidas funções e como manusear cada uma das partes, para evitar problemas ou danos ao aparelho. Como ainda não tive aulas práticas sobre o assunto, apresentarei de maneira teórica cada um dos componentes deste aparelho, sendo que em breve postarei um artigo sobre a prática real ao microscópio (isso depende da boa vontade dos professores em nos levar aos laboratórios, rsrs).




      O microscópio óptico possui componentes mecânicos e ópticos, que em conjunto, compõe a estrutura que sustenta e permite o aumento das imagens colocadas nas lâminas. Mas, para que tudo isso aconteça, é importante destacar cada um dos componentes. Segue a imagem representativa dos principais componentes do microscópio:


Base: parte mecânica responsável pela sustentação e apoio nas superfícies de todo o aparato do microscópio.

Braço: parte que sustenta a parte vertical do microscópio, por onde o mesmo deverá ser manuseado (sempre com delicadeza) sem haver risco de comprometimento do aparato óptico.

Tubo ou canhão: é a parte que liga as oculares e as objetivas, por onde passa a imagem vista.

Revólver: local aonde estão fixadas as lentes objetivas e que permite a alternância entre elas.

Mesa ou platina: parte que recebe a lâmina para estudo, fica situada abaixo das objetivas, e possui em sua estrutura o Charriot, que é responsável pela movimentação da lâmina no sentido horizontal sobre a mesa.

Botão macrométrico e botão micrométrico: não mostrado na imagem, mas situam-se no corpo do aparelho. O primeiro é responsável por definir o foco da imagem a ser observada e o segundo é responsável por aumentar o nível de detalhe durante a pesquisa.

Oculares: combinação de lentes embutidas na extremidade superior do microscópio, é aonde colocamos nossos olhos para realizar a observação. As lentes oculares sozinhas tem capacidade de aumento em 10x, e combinadas com as objetivas conferem o poder de observação microscópica. Podem ser de três tipos, monoculares (permitir visualização com um só olho), binoculares (com dois olhos) ou trinoculares (dois olhos e uma saída de vídeo).






Objetivas: estão presas no revólver, na parte inferior do tubo. Possuem diversos níveis de aumento, que vão desde 4x até 100x. As objetivas, em conjunto com as oculares, trazem o aumento da imagem da seguinte forma: Uma objetiva de aumento de 4x, combinada com a ocular que possui aumento padrão de 10x, atribui ao microscópio um aumento de 40x. A mesma coisa acontece com as objetivas de qualquer valor, como a de 100x por exemplo, que combinada com a ocular de 10x, proporciona um aumento de 1000x (mais utilizado para bactérias menores).

Condensador e fonte de luz: responsáveis pelo feixe de luz que incide sobre o material a ser observado e permite que o mesmo seja analisado por meio das lentes de aumento. Deve-se ter muito cuidado ao manusear o microscópio, para evitar a queima da lâmpada, bem como sempre ligá-lo e desligá-lo com a intensidade da luz no mínimo (é ajustado por meio de um botão na base do microscópio).


      Existem diversos tipos de microscópios, não somente os ópticos. Mas, no ambiente acadêmico, utiliza-se este modelo por ser mais acessível de uso e preço, bem como servir as necessidades de estudo que os cursos superiores necessitam. Muito cuidado sempre ao manusear esse instrumento de trabalho. Não é à toa que o microscópio é o símbolo da Biomedicina, pois é uma ferramenta imprescindível para o trabalho. Continue acompanhando o Foco Biomédico! Em breve, informações sobre o uso prático dos microscópios ópticos! Abraço!

5 comentários:

  1. Só de ver as imagens e ler, eu fico doida de vontade de fuçar kkkkkkkkkk meda de estragar kkkkkkk adoro seu blog, sempre do uma passada por aqui... bju

    ResponderExcluir
  2. ♥ É um médico precisa estar bem ligado, até revolver o negócio têm hehehe... Falando sério, adoro biomedicina ♥


    ♥ Beijinhoos ♥

    Lilian Vargas, Porto Alegre ♥

    ResponderExcluir
  3. valeu pela informação

    ResponderExcluir

Gostou do post? Tem alguma sugestão, alguma crítica (construtiva, é claro)? Então comente! Mas nunca se esqueça da ética e do respeito, por favor! Somente assim seu comentário será muito bem vindo! (O comentário dependerá da aprovação da moderação)