domingo, fevereiro 20

Diagnóstico - Endoscopia Digestiva Alta

    


     Um dos procedimentos mais comuns da área médico-clínica atualmente é a Endoscopia Digestiva Alta, geralmente solicitada pelo médico gastroenterologista, ou médico do sistema gástrico. É um exame de diagnóstico por imagem, de nível invasivo médio. É utilizado no diagnóstico de doenças ou males do esôfago, estômago e duodeno, como úlceras, hemorragias, infecções bacterianas e cânceres.

   
      Pode causar medo à muitas pessoas quando solicitado pelo médico, mas eu mesmo já passei por um processo de endoscopia digestiva alta e posso dizer que é um procedimento tranquilo e indolor, no qual o paciente é sedado e não percebe quase nada do procedimento. Segue um vídeo que descreve por meio de animações em 3D como ocorre o procedimento:



      Bem, para ajudar aqueles que podem estar prestes a passar por esse procedimento, ou que um dia venham a passar ou ainda somente tenham curiosidade, irei descrever como foi o meu procedimento. Eu apresentava dores abdominais superiores sempre após as refeições, com inchasso da parece abdominal e excesso de gases superiores (sim, arrotos). Fui então, ao médico e o mesmo solicitou este exame.

      Foi marcado para as primeiras horas da manhã, onde eu precisava estar em jejum de pelo menos 8 horas (por motivos óbvios, se não o endoscópio iria afundar em um café da manhã nenhum pouco nutritivo). Fui o primeiro paciente, então nem tive que esperar e o nervosismo estava nas alturas. Na sala do procedimento, havia uma cama/leito bem como toda a aparelhagem necessária.

      O primeiro procedimento foi gargarejar um líquido branco e sem gosto que segundo o médico seria responsável por anestesiar minha mucosa oral. Após, deitei na cama leito, e o anestesista inseriu um catéter no meu braço direito (adoro essas agulhas) e informou que iria aplicar a anestesia. Quando ele colocou a seringa no catéter e começou a administrar a anestesia, ouvi o médico preparando os instrumentos simplesmente apaguei. Lembro-me da sensação do endoscópio forçando entrada na minha garganta, e eu apresentando resistência e o médico pedindo calma (é obvio que eu estava semi-incosciente, mas eu conseguia sentir e ouvir).

      Depois, acordei deitado em um grande sofá, coberto, com uma lareira acessa na minha frente (era inverno). Fiquei devaneando nessa sala por uma hora mais ou menos, enquanto me recuperava. E para sair dali, ainda estava meio bobo, trocando os passos e mole. Devo admitir que a anestesia é algo incrivelmente fascinante e interessante de se sentir! Abaixo um vídeo que demonstra (não sou eu!) como fica um paciente após uma endoscopia:



(Eu com certeza fiquei melhor que ele! Mas o efeito é o mesmo, você fica mais "leve".)

      O médico no meu caso colheu um pedacinho da mucosa do estômago para analisar a existência de uma bactéria que vive na mucosa estomacal e pode ser responsável por causa úlcera das paredes estomacais, que é a Helicobacter pylori. Esse material fica em um frasquinho anexado ao exame, e em alguns dias o líquido em que ele está mergulhado pode tornar-se amarelo (você não tem a bactéria) ou rosa (você tem a bactéria). No meu caso deu negativo, mas descobri que tenho uma lesão no duodeno de nível médio, que se não for tratada pode evoluir para uma úlcera, e por isso fiz tratamento com o poderoso medicamento NEXIUM.

      Após o processo, não tive complicação nenhuma, nenhuma dor de garganta, inchasso, nada! Somente demorou cerca de duas horas para que os efeitos da anestesia cessassem. Posso afirmar que a endoscopia é um procedimento sem complicação nenhuma, extremamente leve e que, no meu caso, ajudou a diagnosticar o que causava minhas dores fortes e tratá-las. Se você por acaso precisar passar por este procedimento, fique calmo, procure um bom profissional e saiba que esse exame pode ser o responsável por curar algo cedo, sem maiores complicações!

      Abaixo, dois vídeos, um que mostra o procedimento da Endoscopia Digestiva Alta do ponto de vista exterior e do ponto de vista interior do corpo!

Endoscopia Digestiva Alta da perspectiva externa:



Endoscopia Digestiva Alta da perspectiva interna (imagens do interior do corpo!):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Tem alguma sugestão, alguma crítica (construtiva, é claro)? Então comente! Mas nunca se esqueça da ética e do respeito, por favor! Somente assim seu comentário será muito bem vindo! (O comentário dependerá da aprovação da moderação)