sexta-feira, fevereiro 25

Biologia Celular - Eucariontes e Procariontes

      Pode até parecer assunto básico para ser visto em curso superior, mas na disciplina de Biologia Celular (ou seja, o estudo das células), o semestre foi aberto com um tema bem presente na Biologia do Ensino Médio. A classificação das células em procariontes e eucariontes. Você sabe a diferença? Se sabe, é bom relembrar sempre! E se não sabe, leia mais e entenda o que isso quer dizer!




     As células (unidades básicas da vida), são estruturas delimitadas, que possuem membrana celular, citoplasma e material genético. São a base do desenvolvimento de cada indivíduo vivo existente, e resposável pela manutenção da vida e realização dos processos metabólicos de todos os organismos. Existem os mais diferentes tipos de células, com as mais variadas formas e funções, que vão desde células simples como protozoários unicelulares até redes de células altamente complexas como os neurônios humanos.


Grupo neuronal humano.

     Na constituição das células, a membrana celular é a membrana responsável por delimitá-las e também pela passagem dos mais diversos materiais necessários para a manutenção da célula para o meio externo, e vice e versa. Já o citoplasma é o conteúdo em si da célula, um composto aquoso, o hialoplasma. Nele, ficam mergulhadas as estruturas internas das células. Já o material genético é a base de toda a existência viva, e é exatamente nele que temos que focar para entender a diferença de procariontes e eucariontes.

     Para entender melhor, precisamos saber que esse material genético existente nas células pode ser denominado de núcleo, e esse núcleo pode se apresentar (em seres eucariontes) envolvido por uma membrana chamada carioteca, ou seja, tem delimitação definida no interior da célula. Já em seres procariontes, esse material está imerso no citoplasma, sem nenhuma delimitação ou membrana protetora. Essa é a diferença básica destes dois tipos de células.


Célula Eucariótica. Note a presença de núcleo definido.


Célula Procariótica. Note o material genético disperso no citoplasma.

     Recapitulando alguns pontos importantes:

A classificação mais básica de todos os seres vivos é a classificação celular em eucariontes e procariontes;

Todas as células apresentam em sua composição a membrana celular, o citoplasma e o material genético.

Este material genético pode ou não ser delimitado e definido por uma membrana chamada carioteca, ou membrana no núcleo.

Essa carioteca está presente nas células eucarióticas, definindo o núcleo, e ausente nas procarióticas, onde o material genético está disperso no citoplasma.

Procariontes: seres unicelulares menos complexos. São as bactérias, seres do reino monera os únicos representantes procariontes.


Bactéria E. coli, um monera unicelular.

Eucariontes: seres pluricelulares ou unicelulares, onde há especialização e diferentes funções nas células do organismo. Todos os demais seres complexos são eucariontes.


Protozoário Tripanossoma cruzi, um ser eucariota unicelular.

     Este foi o início de uma revisão de Biologia Celular. Por hora, somente diferenciarei os eucariotas dos procariotas neste artigo, e conforme for adquirindo conhecimentos mais exatos nas próximas aulas, postarei maiores carcterísticas e classificações das células e dos seres vivos! Acompanhem e comentem! Até a próxima!

5 comentários:

Gostou do post? Tem alguma sugestão, alguma crítica (construtiva, é claro)? Então comente! Mas nunca se esqueça da ética e do respeito, por favor! Somente assim seu comentário será muito bem vindo! (O comentário dependerá da aprovação da moderação)