sábado, janeiro 22

Organismo Humano - Pressão Arterial [1/3]

     Um dos aspectos do corpo humano mais presente no dia-a-dia de muitos, é a famosa “Pressão Arterial” (ou P.A.), e é também foco de muitas dúvidas, desde a maneira correta de aferi-la até como interpretar os resultados e os sintomas presentes nas pessoas.
     Para entender melhor o funcionamento da Pressão Arterial, é necessário entender o funcionamento do sistema circulatório humano, destacando alguns conceitos básicos:


- O coração humano é constituído por dois pares de câmaras internas (dois átrios e dois ventrículos), pelos quais o sangue sempre entrará no coração pelos átrios e sairá pelos ventrículos.
- O sangue humano divide-se em “sangue arterial” e “sangue venoso”. O sangue arterial é rico em oxigênio, enquanto o sangue venoso não. Cada um circula por vasos sanguíneos diferentes (o arterial pelas artérias, e o venoso pelas veias).
- Para que haja circulação, é necessário que o músculo cardíaco do coração exerça força para impulsionar o sangue pelo corpo todo. Isso nada mais é que os batimentos cardíacos.

     Quando se “mede” (o correto é falar “afere-se”) a pressão arterial obtem-se dois números diferentes, como por exemplo, 12/8. Isso nada mais é que a abreviação de 120 mmHg por 80 mmHg (lê-se miligramas de mercúrio). Mas, o que esses números significam?

     O primeiro número (no caso o 12) sempre indica a força exercida pelo coração para “empurrar” o sangue pelas veias, enquanto o segundo número (no caso o 8) indica a resistência das veias à passagem do sangue. A partir daí, pode-se deduzir muitas coisas. Pessoas que apresentam pressão arterial alta (resultados acima de 12/8) mostram que o coração está trabalhando com força maior, empurrando o sangue com mais força. Da mesma forma, uma pressão arterial baixa (resultados abaixo de 12/8), indicam que o coração não está tendo força necessária para empurrar o sangue pelo corpo. Casos em que os dois números sejam os mesmos (como 12/12), ou ainda que o segundo número seja maior que o primeiro (como 12/14), na teoria indicam que a pessoa está com ausência de circulação, pois o coração está sem forças para empurrar o sangue.


     Tais resultados podem indicar uma gama enorme não só de doenças, mas de reações à medicamentos, alimentação inadequada, insuficiência respiratória dentre outras situações que podem vir a afligir o organismo humano. Cabe ressaltar aqui, que somente o profissional especializado na área da saúde tem a capacidade de interpretar os dados da pressão arterial de maneira correta, por meio da avaliação do histórico clínico do paciente. Em casos nos quais a pressão mostre-se muito alta ou baixa, procure o atendimento especializado imediatamente. Fique sempre alerta quando for acompanhado por sintomas como dor de cabeça, tonturas, cansaço, enjôos, falta de ar e sangramentos nasais.

     Em breve postarei um artigo especificando os diferentes tipos de aparelhos para medição da pressão arterial, bem como seu uso prático para acompanhamento dos níveis de pressão em casa. Esteja sempre alerta, pois a pressão arterial é muitas vezes silenciosa, e só mostra-se quando algo maior já está comprometido. E lembre-se, conhecer o seu corpo é o primeiro passo para uma vida saudável!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Meu futuro colega de trabalho! Sou Biomédica formada faz 5 Anos. Eu atuo na área e sei o quanto a profissão é respeitada. Muito gratificante ver alguém entusiasta com a área da saúde que é uma das mais importantes do mundo, se não a mais. Muito bom seu artigo. Abraço e até breve.

    ResponderExcluir
  3. Juliana, muito obrigado pelo comentário! É sim, estou começando minha graduação na área este ano, e já estou muito entusiasmado. A área da saúde humana para mim, é algo muito recompensador e que me faz muito bem! Muito em breve seremos colegas de profissão mesmo! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Muito esclarecedor! Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Tem alguma sugestão, alguma crítica (construtiva, é claro)? Então comente! Mas nunca se esqueça da ética e do respeito, por favor! Somente assim seu comentário será muito bem vindo! (O comentário dependerá da aprovação da moderação)